Cabo de Santo Agostinho está repleto de reservas ecológicas, manguezais e algumas das praias mais badaladas do país, como a de Gaibu, Calhetas e Paraíso. Não faltam opções para relaxar ou praticar esportes náuticos. Durante o verão os hotéis e pousadas recebem uma grande quantidade de turistas de todos os lugares do mundo.
Além das praias de beleza singular, destacam-se os seus monumentos históricos. Lá podem ser encontrados velhos engenhos que guardam a história do município, como é o caso do Engenho Massangana que guarda parte da história do município e tem grande visitação turística. Outros pontos conhecidos são a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré e as ruínas do convento carmelita, que datam do final do século XVI, além do Forte Castelo do Mar, construído em 1631 pelos portugueses com granito do próprio município do Cabo, para proteger a área dos holandeses. Nos mirantes é possível contemplar as belezas naturais do local.
Para os que gostam de artesanato, o Cabo tem uma produção bastante diversificada, baseada na produção de cerâmicas. As peças podem ser encontradas no Mercadão, onde há artesanatos e produtos típicos da cultura nordestina.
Entre as festas típicas da cidade está a Festa da Lavadeira, que acontece todos os anos no dia 1º de maio, na praia do Paiva. A festa é uma das maiores manifestações populares da cultura do povo pernambucano. O evento, que começou de forma simples como uma reunião de pescadores, hoje reúne milhares de pessoas na praia do Paiva.
A festa da Ouriçada é outro evento típico da região, baseada em superstições religiosas de pescadores da área. A ouriçada é também um dos pratos típicos da cidade.
Quanto à estrutura hoteleira, o turista pode ficar tranquilo. São vários hotéis, inclusive de cadeia internacional, além de inúmeros bares, restaurantes e marinas etc.
Cabo de Santo Agostinho faz parte da Rota da História e do Mar, que abrange outras cidades de Pernambuco.
Praia do Cabo de Santo Agostinho. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário