xD

domingo, 1 de setembro de 2013

Cinema São Luiz

Cinema São Luiz




Inaugurado no dia 6 de setembro de 1952 e situado às margens do Rio Capibaribe e na cabeceira da mais moderna ponte da cidade à época, a Ponte Duarte Coelho, o São Luiz tornou-se um dos mais emblemáticos cinemas do Recife, prezando por essa arte em sua concepção clássica, com exibição em cine-teatro. Hoje o Cinema São Luiz é o de mais rica concepção artística e arquitetônica do Recife e um dos últimos cinemas de rua do país.

De propriedade do Grupo Severiano Ribeiro, depois de 55 anos de funcionamento, em 2007, o cinema fechou suas portas. No mesmo ano, as Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso) deram início a uma reforma que pretendia transformar o Cinema São Luiz num centro cultural. A reforma duraria um ano, mas em março de 2008 a Aeso informou a desistência do empreendimento.

Em 2008 o prédio foi tombado como monumento histórico pelo Governo do Estado que, por meio da Fundarpe, trouxe de volta ao público o tradicional Cinema São Luiz, revitalizado e sem os vícios da mídia cinematográfica, preservando e difundindo a arte do cinema e contribuindo para o resgate da história da cidade e manutenção de um verdadeiro templo de sua cultura.

O novo São Luiz é prioritariamente um espaço de exibição da produção audiovisual nacional e pernambucana, a preços populares e sessões com horários sensíveis às demandas do grande público. A curadoria da casa prevê também abrangência na programação, que inclui filmes que marcaram a história, clássicos do cinema internacional e nacional e uma programação fixa voltada para o público infantil.

A sala de exibição com capacidade para 800 pessoas funcionará como cine-escola durante a semana no período da manhã e tarde. Nessa ação, voltada inicialmente para alunos de escolas públicas, a linguagem audiovisual será instrumento de reflexão e formação crítica e cidadã. Pretende-se ainda incluir o Recife nos circuitos internacionais de grandes mostras e festivais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário